quarta-feira, 16 de março de 2011

SONHO METAFÓRICO - DE NOVO! A CULPA É DO MACHADO - MARIA CELESTE 2001 ANUÁRIO DE ESCRITORES 2002 COM A OBRA SONHO METAFÓRICO, LITTERIS EDITORA (RJ).


(...)
Em certo dia, certa noite, à hora;
Eu, caindo de sono ao pé de muita coisa antiga:
De uma velha, bela rosa... agora morta.
Ía pensando... passando. Ah, bem me lembro!
Era... aquilo que sobre o chão refletia:
A sua última agonia;
Eu, ansiosa pela luz, buscava
Tirar daqueles livros que ‘estudava’,
Ou simplesmente lia o que dizia:
“Harmonias da cor e do negrume”,
Deixem-te aparecer no campo da razão,
Em horas depois de mim,
E a sós extraviar-me no livro de mágoas
E, em mais do que palavras... Ai,
Não sinto nada, só sei do fim.
(...)
Invoco a tristeza das folhas amarelas,
Nos olhos de queixa em cem palavras
Mas sem palavras para dizer.
E a cara vela em finais de resto
Salva a cor no sol de vitral
Na memória suspensa
Em que tua figura desperta, e a mente capta
Em ares de Áries e sonhos de éter,
Um substantivo nada comum
De alquimia verbal: tantálica... dolente... talvez...
Só – eu sei; perverso... profundo... à lenta dor
De um verde extra vagante
De saudades, destas, imortais
Das quais ninguém se livrará jamais.
E no silêncio amplo e calado
Só tu, palavra, é clara e fala
Movendo no ar, o vento
Naquela rígida postura o triste pensamento
Sorri-me... sorriu-me ali, por um momento
No instante... Que ali visse toda sua alma resumisse:
A rosa, o morto amor.
(...)

Um comentário:

  1. Campo de tulipas

    Uma tulipa

    Outra tulipa

    Tulipa’s

    As tulipas

    No campo de tulipas

    (...)

    Um grão de trigo

    No campo de trigo

    Trigal

    (...)

    Campos de trigo:

    Espaços vazios repletos de

    Luzes esparsas em

    Espaços em branco da

    Sombra da verdade de

    Tantas lembranças das

    Eras em terra de tulipas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores