domingo, 23 de outubro de 2011

Sekhmet & Ptah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Sekhmet
S42 Aa1
t
B1
Nascimento
adorada em Mênfis
Parentesco , Hathor, Bast, Serket, Shu,Tefnut
Cônjuge Ptah
Estátua de Sekhmet

Na mitologia egípcia Sekhmet, Sachmet, Sakhet, Sekmet ou Sakhmet ("a poderosa") é a deusa da guerra e das doenças. O centro de seu culto era na cidade de Mênfis.

Muitas vezes é confundida com Bastet, embora tenha outra conotação neste caso (ampliar a descrição).

Sua imagem é uma mulher coberta por um véu e cabeça de leão. Muito temida no antigo Egíto, sendo ela o símbolo da punição de .

, o Deus-Sol enviou Sekhmet (um possível aspecto mau de Hathor) para destruir os humanos que conspiravam contra ele.

Índice

[esconder]

[editar] História

Possui força e coragem, e tem como missão proteger o deus Rá e o faraó.

Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com vinho, pela semelhança de sua cor com sangue, para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana.

E uma das formas da deusa Hathor, que abraçou o deus , absorvendo sua força, e sob a aparência de uma leoa desceu à terra para destruir a humanidade.

[editar] A Lenda

Conta-se que Rá cansou-se dos pecados dos homens então criou a deusa para punir aqueles que deviam ser punidos. No entanto Sekhmet não teve controle, portanto matou a sangue frio homens de bem e suas famílias. Desesperados, os seguidores de pediram ajuda ao deus, mas esse não pode ajudar.

Então, os egípcios tiveram a idéia de fazer uma bebida da cor do sangue e embebedaram a deusa. Sendo assim ela adormeceu e pode ser recolhida por .

[editar] Poderes

Ela é a patrona dos médicos e traz a cura para os males que ela própria disseminou pelo mundo.

[editar] Culto

Venerada nos santuários de Mênfis como esposa de Ptah.

[editar] Iconografia

Representada por uma mulher com cabeça de leoa.

[editar] Família

Seu marido era Ptah (posteriormente Ptah-Seker) e com ele o filho Nefertem.

[editar] Signo

As pessoas nascidas sob o signo de Sekhmet são ousadas e corajosas. Adoram enfrentar novos desafios, mas pecam pela falta de obstinação. Aliás, é comum iniciarem algum projeto animadamente e o abandonarem justamente quando ele começa a dar frutos, ou seja, quando deixa de representar um risco e se torna previsível. Isso também se aplica aos relacionamentos: a paixão é sua grande busca. Exuberantes, enérgicas, um tanto autoritárias, as pessoas de Sekhmet precisam aprender a arte da diplomacia e da tolerância. Também é importante que controlem a agressividade, pois essa característica pode assumir proporções extremas.

Um comentário:

  1. Egípcio - Sekhmet

    Deusa da guerra, da conquista e da rivalidade, é representada com cabeça de leoa, simbolizando o poder destruidor do Sol. Era a deusa que colocava em prática as punições que os deuses e faraós concediam aos seus inimigos. Por isso era temida e ao mesmo tempo venerada. Era responsável pelas epidemias que se abatiam sobre o antigo Egito. Comandava os mensageiros da morte.

    Os nascidos sob seu signo possuem grande inteligência, energia mental e destreza, ilimitado otimismo e imaginação. Muito corajosas e ousadas, eloqüentes e capazes de argumentar com seus oponentes. São pessoas que causam muita polêmica em todos os campos por onde passam.

    Alguns nativos deste signo podem apresentar tendências à violência, pois são bastante ativos e precipitados. Para evitar que isso aconteça, é preciso que sua capacidade de paciência e tolerância seja treinada, para controlar seu lado impulsivo. Isso evitará grandes problemas em todos os setores da sua vida.



    Pontos positivos: versáteis, de pensamento rápido e hábeis em enfrentar tempos difíceis.



    Pontos negativos: impacientes, inquietos e impulsivos.



    Ocupações compatíveis: professor, escritor, publicitário ou investigador.



    Signos compatíveis: Amun, Sphinx, Sekhmet e Isis.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores