quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dead Can Dance



IN BARAKA

Dead Can Dance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dead Can Dance
Dead Can Dance 2005.jpg
A banda ao vivo em Munique, em 2005.
Informação geral
Origem Melbourne, Victoria
País Austrália
Gêneros Ethereal wave
Dream pop
World music
Darkwave
Rock gótico
Post-punk
Música ambiente
Período em atividade 1981 - 1998
2005 2011
Gravadora(s) 4AD Records
Página oficial www.deadcandance.com
Integrantes
Brendan Perry
Lisa Gerrard
Ex-integrantes
Simon Monroe
Paul Erikson
Peter Ulrich

Dead Can Dance é um projeto composto por Lisa Gerrard (vocalista e compositora) e Brendan Perry (vocalista e compositor) formada em Melbourne, em 1981, na Austrália. Pouco tempo depois, Lisa e Brendan mudam-se para Londres. No seu início a banda incluía ainda outros membros como Scott Rodger, Peter Ulrich e James Pinker, contudo nos anos 90 os membros da banda foram alterando-se, pois a banda começou a centrar-se somente nos vocalistas transformando-se assim num duo formado por Brendan e Lisa. Os Dead Can Dance tiveram assim diversos membros, com excepção dos vocalistas que se mantiveram, onde se salientam Lance Hogan, John Bonnar, Ronan O'Snodaigh e Rober Perry (irmão de Brendan).

Índice

[esconder]

[editar] História

Os Dead Can Dance formaram-se em Melbourne, na Austrália, em 1981, mas pouco tempo depois mudam-se para Londres. Nesta cidade, o grupo assina um contrato com a 4AD, uma editora dedicada à música alternativa. O sucesso da banda, logo os consagra como uma das mais importantes desta editora.

O género musical da banda caracteriza-se por um conjunto de estilos, destacando-se o darkwave, com fusão de world music, música medieval e da Renascença europeia.

Em 1984, lançam o primeiro álbum, Dead Can Dance e, no mesmo ano, trabalham conjuntamente com os This Mortal Coil, na música "It'll End In Tears". No ano seguinte lançam o segundo álbum Spleen and Ideal, que atinge o #2 na tabela independente do Reino Unido.

O quarto álbum, The Serpent's Egg, é editado em 1988, e escrevem a banda sonora do filme El Nino de la Luna, de Agustin Villarongas, onde Lisa faz a sua estreia como actriz.

Em 1990, lançam Aion, e fazem a sua primeira turnê nos EUA. O álbum de 1993, Into the Labyrinth, é o primeiro álbum da banda a ser editado nos EUA, tornando-se um sucesso, também, na Europa. Na sequência, o grupo realiza nova turnê pelos EUA e Europa, gravando-a em Toward the Within, de 1994. Paralelamente, Lisa Gerrard grava o seu primeiro álbum a solo em 1995, The Mirror Pool.

Com o passar dos anos Lisa Gerrard mudou-se para a Austrália, a sua terra natal e Brendan Perry para a Irlanda. Apesar da distância continuavam a trabalhar em conjunto até à separação da banda em 1998.

Os Dead Can Dance separam-se então em 1998, sendo que ainda hoje não se sabe quais as verdadeiras razões que levaram a este fim. Contudo tanto a Lisa Gerrard como o Brendan Perry continuam a produzir música a solo tendo já editado vários álbuns a solo e inúmeras participações em bandas sonoras de diversos filmes.

O grupo voltou a reunir-se temporariamente em 2005 para uma tour pela Europa e América do Norte como forma de tributo aos fãs. Em maio de 2011, Brendan Perry anunciou que se reuniu com Lisa Gerrard e lançarão um novo álbum de estúdio em 2012, com uma tour pela Europa, América do Norte e América Latina no final do ano. [1]

[editar] Discografia

[editar] Álbuns

[editar] EPs

[editar] Compilações

[editar] Contribuições

[editar] Filmes

  • Toward the Within, (1994)

Referências

  1. Dead Can Dance new album and tour for 2012. The Brendan Perry Forum (2011-05-11). Página visitada em 2011-06-05.

[editar] Ligações externas

Flag of Australia.svgGuitarra masc.png Este artigo é um esboço sobre uma banda ou grupo musical da Austrália,
integrado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores