quinta-feira, 17 de março de 2011

UM ESTRANHO EM PARTICULAR

SECA E INVERNADA - SERTÃO: UM UNIVERSO PARALELO NA LITERATURA REGIONALISTA MODERNA BRASILEIRA Maria Celeste Braga Sales Pinheiro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
MESTRADO EM LITERATURA BRASILEIRA

PROJETO DE PESQUISA

Fortaleza - CE
Novembro – 2008

Projeto de Pesquisa apresentado como pré-requisito para avaliação da primeira fase do Curso de Pós-Graduação em Letras: Mestrado em Literatura Brasileira.

9 comentários:

mcbspf disse...

1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA E HIPÓTESES DE TRABALHO

Enquanto o rádio, na década de 1930, aproximava as extremidades brasileiras, a prosa ficcional nos punha em contato com um Brasil, até então, bem pouco conhecido, por meio das obras de autores como José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Jorge Amado e Érico Veríssimo dentre outros apresentando a diversidade regional e cultural do nosso país. Em contrapartida nos apresenta também a problemática semelhante em quase todas as regiões: a miséria, a ignorância, a opressão nas relações de trabalho e as forças da natureza sobre o homem desprotegido.
José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Jorge Amado como conhecedores da vivência humana nordestina fazem uma ficção de clara denúncia social e engajamento político sobre um universo paralelo denominado sertão, com características tão particulares, tão diversas e estranhas, que se divide em mundos tão bem retratados na literatura.
A proposta inicial deste trabalho é apresentar as diferentes interpretações de sertão abordadas pelos autores da literatura regionalista moderna baseadas na teoria do sertão como um universo paralelo que se divide em mundos: o mundo do sertão miserável das secas, o mundo do sertão da exploração do homem pelo homem, o mundo do sertão da luta pela sobrevivência, o mundo do sertão do fanatismo religioso, o mundo do sertão da violência e até mesmo o mundo do sertão bucólico e idílico.
Por fim, este trabalho tem como pretensão abordar o tema SERTÃO: UM UNIVERSO PARALELO NA LITERATURA REGIONALISTA MODERNA BRASILEIRA.

mcbspf disse...

2. JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA (MOTIVO, RELEVÂNCIA E VIABILIDADE)

A escolha do tema decorre de uma empatia pessoal com assuntos referentes ao estilo de vida sertanejo que tenho como vivência experimentada na infância. A experiência de vida gera uma carga afetiva, a carga afetiva pode gerar interesse de vínculo e o vínculo estimula a necessidade de propagação da experiência. Tal idéia parece ser compartilhada pelos escritores regionalistas modernos que, engajados, usam de seu poder letrado para tornar público, para denunciar as diversas realidades de um universo, paralelo, chamado sertão.
Tomando como ponto de partida estudos e pesquisas bibliográficas histórico-literárias das obras de José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Jorge Amado nos romances da Literatura Regionalista Moderna Brasileira, pretendo abordar o tema do sertão, não só como cenário, mas também, como elemento determinantemente influente sobre a vida do sertanejo na composição de diferentes mundos e ou experiências baseado na teoria da visão do sertão como um universo desconhecido, um universo paralelo que precisava ser desvendado mundo por mundo.
Existem vários mundos no universo do sertão: o mundo do sertão miserável das secas, o mundo do sertão da exploração do homem pelo homem, o mundo do sertão da luta pela sobrevivência, o mundo do sertão do fanatismo religioso, o mundo do sertão da violência e até mesmo o mundo do sertão bucólico e idílico.
Esta pesquisa visa acrescer e enriquecer a literatura acadêmica com novos registros e alimentar novos questionamentos e novos “olhares” acerca do tema proposto.
A realização da pretensa pesquisa conta com documentação vasta e satisfatória para tanto.

mcbspf disse...

3. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Fazer uma análise crítica das obras regionalistas modernas dos autores supracitados no que diz respeito à vivência e influência do meio ambiente sertanejo no fazer literário registrando as interpretações históricas e particulares sobre o universo do sertão.

 Fazer leituras de investigação profunda das obras literárias regionalistas modernas brasileiras
 Analisar qualificativamente o sertão particular de cada autor e respectivas obras no que diz respeito ao tema e sub-temas
 Historiar a produção literária regionalista moderna em questão
 Fomentar discussões interdisciplinares tendo em foco a literatura regionalista
 Pesquisar a produção literária regionalista moderna em questão
 Registrar as interpretações particulares de cada autor sobre sertão

mcbspf disse...

4. METODOLOGIA

Os dados serão organizados de acordo com as etapas a serem descritas pela pesquisa e analisados à luz do referencial teórico adequado ao tema e de acordo com os parâmetros que a norteiam. Pretendemos, com esses procedimentos, alcançar o êxito necessário ao cumprimento das exigências para a defesa final de uma dissertação. Posto então, algumas etapas a serem cumpridas:

 Revisão bibliográfica
 Pesquisa histórica
 Seminários de orientação
 Analise e interpretação de textos elencados na pesquisa bibliográfica
 Coleta de dados e pesquisa por amostragem
 Revisão do projeto inicial

mcbspf disse...

5. PLANO DE TRABALHO E CRONOGRAMA

1º Semestre Relatório de atividades Disciplinas obrigatórias e optativas Revisão bibliográfica e reformulação de projeto de pesquisa Seminário de orientação
2º Semestre Relatório de atividades Disciplinas obrigatórias e optativas Análise crítica dos textos elencados na pesquisa Seminário de orientação
3° Semestre Relatório de atividades Exame de Qualificação 1º Capítulo da dissertação e sumário comentado com subitens Seminário de orientação
4º Semestre Relatório de atividades Redação final e defesa da Dissertação Revisão do texto final da dissertação Seminário de orientação

mcbspf disse...

BIBLIOGRAFIA GERAL E ESPECÍFICA SOBRE O ASSUNTO

BARBOSA, Ivone Cordeiro. Sertão: Um lugar-incomum - o sertão do Ceará na literatura do século XIX. Rio de Janeiro: Relume Dumará/ Fortaleza, SECULT, 2000.

BRANCO, Samuel Murgel. A paisagem e o homem sertanejo. 4ª ed. São Paulo, Moderna, 1994.

LANDIN, Teoberto. Seca a estação do inferno. 2ª ed. Fortaleza, Editora UFC, 2005.

TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1972.

mcbspf disse...

Baseado no trabalho de Ivone Cordeiro Barbosa , Sertão: um lugar incomum – o sertão do Ceará na literatura do século XVI, este trabalho tem como finalidade complementar, continuar os estudos / e / as pesquisas sobre o sertão de uma forma mais abrangente, desta vez retratando o sertão nordestino como um todo, na literatura do século XX

mcbspf disse...

SECA E INVERNADA - DUAS ESTAÇÕES: NA LITERATURA REGIONALISTA DE UM BRASIL MODERNO

mcbspf disse...

O trabalho de pesquisa abordará os seguintes sub-temas: “DUAS ESTAÇÕES” E UMA VISÃO CIENTÍFICA DOS FENÔMENOS; O “SECULAR MARTÍRIO” E A “VIDA SEVERINA”; SECA E INVERNADA: PRINCÍPIO E FIM DA “SINA NORDESTINA”.

"BATISTA DE LIMA"

José Batista de Lima (Lavras da Mangabeira, 17 de maio de 1949) é um professor e escritor brasileiro.

Ocupa uma cadeira na Academia Cearense de Letras.Formação acadêmica

Estudou no Seminário do Crato e concluiu o primeiro grau (ensino fundamental) no Colégio José Waldo Ribeiro Ramos, em Fortaleza. Cursou o segundo grau no tradicional Liceu do Ceará. Aos 26 anos, graduou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia do Ceará, em 1975, e em Pedagogia pela Uece, em 1981. Especializou-se em Teoria da Linguagem pela Unifor.

Hoje mestre em Literatura pela UFC, Batista de Lima teve sua dissertação sobre Moreira Campos - A escritura da ordem e da desordem publicada pela Secult em 1993. O trabalho sobre o maior contista cearense, representa hoje excelente fonte de pesquisas sobre o célebre condutor do "fusquinha verde metálico". O então mestrando teve o privilégio de contar com a presença do autor e sua esposa, D. Zezé, em sua defesa.É professor comprometido com a formação de seus alunos. Leciona na Uece e Unifor, já tendo ensinado nos colégios Casimiro de Abreu, Brasil, General Osório, Júlia Giffoni e Colégio Militar de Fortaleza.
[editar]

- CURRICULUM VITAE - MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO

FORMAÇÃO EDUCACIONAL (cursos, leituras, atividades culturais em geral)


1994 - Conclusão do 2o grau na Unidade de Ensino: COLÉGIO POSITIVO.
1995 - Inicio do 1o semestre no curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará.
1995 - Início da produção do livro: Áreas, janelas e quintais (autobiográfico)
1997 - Produção do livreto: HISTORIETA’S (Extensão do livro Áreas, janelas e quintais): Cástela Prisca; Umbra Shade: quase 5 minutos; Conceição; Uma história em geral: Auto-psico’s; A casa de Maria; Suindara: a filha de Anúbis - um mito egípcio, O campo de trigo e Mórbida prece.
1998 - Produção de trabalho de pesquisa: Tudo, menos ser notada! – sobre o tema: A Timidez
1998 - Realização de Pesquisa Bio/Bibliográfica em Literatura Brasileira: Cecília Meireles, Ariano Suassuna, Érico Veríssimo, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes e Moreira Campos
1999 - Participação no CONCURSO LITERÁRIO MOREIRA CAMPOS sobre o tema: Um trabalho sobre o imortal contista cearense, promovido e coordenado pela SOCIEDADE AMIGAS DO LIVRO. Obtive o 2o lugar.
2000 - Realização de Pesquisa Bio/Bibliográfica em Literatura Portuguesa: José Régio, Júlio Dinis e Fernando Pessoa.
2000 - Realização do MINICURSO: Português é diversão, promovido pela DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA I, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ através do DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
2000 - Realização do MINICURSO: Arte literária e produção textual, promovido pela DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA II, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ através do DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
2000 - Realização de Trabalho Monográfico em Pesquisa e Produção em Literatura Brasileira, do Curso de graduação em Letras: O dilema barroco na poesia de Vinícius de Moraes – a primeira fase
2000 - Conclusão do Curso de Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.
2001 - Início do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ 360 h/a.
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica em Literatura: O Escapismo.
2001 - Início da produção do livreto: Palavra’s – retalhos de fado e poesia (Extenção do livro Áreas, janelas e quintais).
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica sobre o tema Natureza: viva e morta- Os 5 elementos; Canídeos; Felinos; Bovídeos; Serpentes e Dragões: Cobras e Lagartos; Aves de Rapina; Aracnídeos; Os Ratos: voadores ou não; Os Insetos; Pássaros pretos; Eqüinos; Borboletas e Mariposas e Primatas.
2001 - Início da produção do livreto: ANTÍTESIS (Extenção do livro Áreas, janelas e quintais): Amor e Amar; Sol e Lua; Vida e Morte; Macho-Fêmea; Lou...Cura; Amuletos e Céu e Inferno.
2001 - Participação no CONCURSO ESCRITORES E ESCRITORAS DE OURO com a poesia Memórias suspensas, realizado entre os meses de maio e junho, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA-RJ, obtendo DIPLOMA e convite contratual de edição em antologia.
2001 - Participação no CONCURSO AMOR, RAZÃO DE VIVER com a obra em prosa Amor e Amar, realizado entre os meses de outubro e novembro, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA-RJ, obtendo CERTIFICADO e convite contratual de edição em antologia.
2001- Participação no CONCURSO ESPANHA EM PROSA E VERSO com a obra poética Os touros, realizado entre os meses de maio e junho, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA-RJ, obtendo DIPLOMA e convite contratual de edição em antologia.
2001 - Participação no PRÊMIO LITERÁRIO ALBERTO GALENO/TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO- CAFÉ LITERÁRIO, com a obra em prosa Caprinos, promovido e coordenado pelo jornalista Vicente Alencar, obtendo DIPLOMA de MENÇÃO HONROSA.
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica em História: Histórias Antigas em prosa e verso.
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica em Geografia: Só Sertão.
2001 - Produção do Ensaio sobre os 100 anos do livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha, intitulado SECULAR MARTÍRIO para concorrer ao Prêmio Euclides da Cunha, promovido pela CASA DE CULTURA EUCLIDES DA CUNHA.
2002 - Participação na Seleção de textos - ANUÁRIO DE ESCRITORES 2002, com a obra poética Sonho metafórico, realizado durante o ano de 2001, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA-RJ, obtendo CERTIFICADO e convite contratual de edição.
2002 - Participação no CONCURSO CONTOS E POEMAS DO BRASIL - Vol. 5, com a obra poética Caprinos, realizado entre os meses de outubro e novembro, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA-RJ, obtendo CERTIFICADO e convite contratual de edição em antologia.
2002 - Conclusão do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ 360 h/a.
2003 – Aprovação em Concurso para Professores do Estado, obtendo o 2º lugar.

RELEMBRAR



FOTO BY MARIA CELESTE BSP - GUARAMIRANGA

Até um relógio parado tem razão - duas vezes ao dia

A nós nos bastem nossos próprios ais, Que a ninguém sua cruz é pequena. Por pior que seja a situação da China, Nossos calos doem muito mais.


O mundo real é uma cópia mal feita do mundo das idéias - PLATÃO

MÓRBIDA PRECE - ...ISSO FOI O QUE ME ACONTECEU DEPOIS DE LER MACHADO

Harmonias da cor e do negrume,
Deixem-me aparecer no campo da razão,
E eu em mim, dissimular o horror
Em horas depois de mim,
E a sós extraviar-me no livro de mágoas
E mais do que palavras... Ai!
Não sinto nada, não sei do fim.

Invoco a tristeza das folhas amarelas,
Testemunhas do que eu não sei ver
Nos olhos de queixa em cem palavras
Mas sem palavras para dizer
Hora eu... hora você.

E a cara vela em finais de resto
Salva a cor no sol de vitral
Numa sombra igual a mim.
Como ver e comover-me
Na memória suspensa
Em que tua figura desperta,
E a mente capta
Em ares de Áries e sonhos de éter,
Uma sombra a mais – vago ser.

Hamal Dahna- (pseudônimo)

quarta-feira, 16 de março de 2011

#(Mania de “Santana”) - VERSÃO: BY MARIA CELESTE




Quem viaja por entre aquelas duas serras, entre aqueles dois ranchos,
mundos distantes, abandonados
depara-se com um terceiro estranho morro,
na altura de uma casa.
(...)
Alí, morava Santana, e ninguém mais.
Tarde da noite, e cedo demais para ser um dia
saía sozinha pela redondeza, juntando restos de objetos abandonados.
(...)
Em casa, ia acumulando tudo no quarto:
Pedaços de pano, latas secas, garrafas vazias,
e principalmente, restos de bonecas.
Ao fim de um ano, estava o quarto, a casa
repleta de restos, do resto do mundo lá de fora.
Um vestido imundo, os cabelos enormes, desgrenhados
e a fama de esquisita, louca, se espalhando pela região.
muitas ramas sobre o telhado.
Ela não falava com ninguém.
(...)
Um dia, só cabia Santana,
no que sobrava da casa.
Outro dia...e mais outro...
e em um certo amanhecer, a porta não se abriu.
Santana estava morta, tendo nos braços as bonecas,
Reconstituídas, como novas, embrulhadas como se fossem crianças de colo.
(...)
Estava sepultada.
(...)
Hoje...
Quem viaja entre aquelas duas serras entre aqueles dois ranchos,
mundos distantes, abandonados,
depara-se com um estranho morro, o terceiro,
na altura de uma casa,
porque alí, um dia, foi uma casa.
(...)

SILÊNCIO E SOL

FOTO BY MARIA CELESTE BSP - SÍTIO OLHO D'ÁGUA DO MONGE - PACOTI, JULHO DE 2005


SILÊNCIO E SOL...
...EDAD.

AS PALAVRAS SÃO...

FOTO BY MARIA CELESTE BSP - FAZENDA QUANDU - GUAIUBA

TO BREAK FROM - LIBERTAR-SE DE
TO BREAK OUT - SURGIR ESPALHANDO-SE (DOMINANDO)
TO BREAK THROUGH - ATRAVESSAR
BREATHLESS - SEM RESPIRAR
TO BRING INTO REALITY - TORNAR REAL
BY CHANCE - POR ACASO
BY THE WAY - A PROPÓSITO/PELO JEITO
CAPTION - LEGENDA
YET - CONTUDO/TODAVIA/AINDA/JÁ
WINDMILL - MOINHO DE VENTO
WILLING - COM VONTADE
WHETHER - SE
WASTE - PERDA
UM SOL DE PRATA

SEMI - TÉRREO

SEM RASTRO E SEM NOTÍCIA DAS TERRAS CIVILIZADAS

CAAPUERA - MATO EXTINTO

CARNEIRO - SEPULTURA

TAPERA - CASA ABANDONADA

SHOGUN - CHEFE DA GUERRA
WHICH? - QUAL? (ANIMAIS E COISAS)
WHO? - QUAL? (PESSOAS)
HOW MANY? - QUANTOS? (CONTÁVEIS)
HOW MUCH? - QUANTO?(INCONTÁVEIS)
A LITTLE - POUCO
A FEW - POUCOS

JIHAD - BOA AÇÃO

EQUINÓCIO - DIA=NOITE

PRECES VOLTADAS PARA SÓIS ARDENTES

ENIGMA

No começo de cada álbum Enigma, uma vinheta de boas vindas é ouvida. Sempre o mesmo som inconfundível de "The Voice of Enigma", apresentado de formas diferentes, em cada disco.

Muitas de suas canções são usadas em publicidade, filmes e até mesmo como ilustração de matérias jornalísticas ao redor de todo o mundo, é praticamente impossível que alguém nunca tenha ouvido ao menos um trecho de alguma de suas músicas.

Em 1993, Cretu recebeu a proposta de compor a trilha sonora completa do filme "Sliver" (1993) mas, no momento, estava desenvolvendo o segundo álbum do Enigma e estava impossibilitado de aceitar a oferta. Porém, entrega as canções Carly's Song e Carly's Loneliness, temas para a personagem Carly interpretada pela atriz Sharon Stone.

O projeto é também notável por apresentar para o grande público, o canto gregoriano, tornando-o uma grande sensação nos anos 90, para além de popularizar o uso da flauta de Shakuhachi.

As canções tais como "The Voice & The Snake" e Weightless poderiam ser vistas como canções experimentais, no uso de novos recursos de estúdio, e o uso de sons invertidos, jamais usados antes em álbuns comerciais, os mais proeminentes trabalhos em que se faz uso dessa utilização são os álbuns Le Roi Est Mort, Vive Le Roi! e The Screen Behind The Mirror, este último contem uma trilha experimental breve que consiste inteiramente em vocais invertidos, estas amostras invertidas foram menos utilizadas em Voyageur.

De um ponto de vista estatístico, cada álbum do projeto Enigma, vendeu aproximadamente metade do lançamento anterior.

Vendeu mais de 58 milhões de albuns.

O nível de sensualidade nas músicas do projeto, difere de álbum a álbum, profano em Principles of Lust (princípios da Luxúria), romântico em Gravity of Love (Gravidade do Amor), meigo na balada Return to Innocence (Retorno à Inocência), desse modo, Michael Cretu descreve a música do Enigma como sensual e não sexual.

Michael Cretu é extremamente caseiro e, reside atualmente em Ibiza (Eivissa), Espanha, morava em outro local, nos montes de Ibiza onde, até recentemente, funcionaram os estúdios de A.R.T. Mudou-se para uma outra mansão, construída com a finalidade de comportar um mega estúdio de gravação avançado (com o mesmo nome do anterior), para poder trabalhar em paz.

Michael Cretu está sob contrato com a "Virgin Records" para lançar um total de oito álbums, com o prazo de um a cada três anos. Seguindo o prazo atual, se prevê que o último álbum do Enigma será lançado em 2012.

Membros

Michael Cretu e Sandra Cretu formam o projeto desde o começo. Outros músicos que tinham trabalhado previamente ao lado de Cretu, na produção de álbums do grupo são Frank Peterson, David Fairstein, Peter Cornelius e Jens Gad.

Os cantores que foram influentes em canções do Enigma são: "The Angel X", que forneceu os vocais para "Return to Innocence", Ruth-Ann Boyle e Andru Donalds em "The Screen Behind The Mirror" e "Voyageur". Louisa Stanley e Elisabeth Houghton emprestaram também suas vozes em "The Voice of Enigma" e "Knocking on Forbidden Doors".

Por isso Enigma não é uma banda propriamente, mas um projeto musical, os artistas são convidados somente para participarem de determinados álbuns e não do projeto em si.

Discografia

Segue abaixo a discografia do projeto, sendo ele estreado por MCMXC a.D. em 1990, e tendo como último lançamento Seven Lives, Many Faces, em 2008.[1]
[editar] Álbums

* 1990 - MCMXC a.D. (Virgin)
* 1993 - The Cross of Changes (Virgin)
* 1997 - Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!
* 1998 - Trilogy (3xCD)
* 2000 - The Screen Behind the Mirror
* 2001 - Love Sensuality Devotion: The Greatest Hits
* 2001 - Love Sensuality Devotion: The Remix Collection
* 2003 - Voyageur (Virgin Records)
* 2006 - A Posteriori (Virgin Records)
* 2008 - Seven Lives, Many Faces

[editar] Singles

* 1990 - Sadeness (Parte I) (Virgin)
* 1991 - Mea Culpa (Parte II) (Virgin Records)
* 1991 - Principles Of Lust (Virgin)
* 1991 - The Rivers Of Belief (Virgin Records)
* 1993 - Age of Loneliness | Carly´s Song (Virgin Records)
* 1993 - Return to Innocence (Virgin)
* 1994 - Age of Loneliness (Virgin Records)
* 1994 - The Eyes of Truth (Virgin Records)
* 1994 - Out from the Deep (Virgin Records)
* 1996 - Beyond the Invisible (Virgin)
* 1997 - T.N.T. for the Brain (Virgin Records)
* 1999 - Gravity of Love (Virgin Schallplatten GmbH)
* 2000 - Push the Limits (Virgin Records)
* 2001 - Turn Around (Virgin Schallplatten GmbH)
* 2003 - Voyageur (Virgin Records)
* 2003 - Following the Sun (Virgin/EMI)
* 2004 - Boum Boum (Virgin Schallplatten GmbH)
* 2005 - Hello and Welcome (Virgin Schallplatten GmbH)
* 2007 - Eppur si muove (Virgin Schallplatten GmbH)
* 2008 - La Puerta Del Cielo Seven Lives (Virgin Schallplatten GmbH)
* 2008 - The Same Parents(Virgin Schallplatten GmbH)

ENIGMA

Enigma é um projeto musical elaborado por Michael Cretu, sua esposa Sandra Cretu, David Fairstein e Frank Peterson em 1990. Michael é o compositor e o produtor; Sandra fornece frequentemente o vocal em trilhas do Enigma. O casal trabalhou também junto no projeto da carreira solo de Sandra.
Seis álbuns com músicas inéditas, em estúdio, foram produzidos com o nome do projeto e várias outras compilações e remixes pela Virgin Records, Germany Data e Crocodile Music.
Em meados de 1970, Michael Cretu, já tinha a carreira em suas mãos e vários trabalhos de colaboração com diversos outros músicos. Contribuiu também para os álbums de sua esposa, Sandra Cretu. Antes do Enigma, Cretu lançou alguns álbums com seu próprio nome, mas todos não foram particularmente bem sucedidos. Ele, revelou em uma entrevista que acreditou que suas idéias começaram a funcionar logo a partir desse momento.
Foi então que Cretu traçou a criação de um novo estilo de "new age" dance, sem nome ainda. E em dezembro de 1990, surge com o álbum de estréia do projeto: MCMXC a.D. O álbum foi o primeiro sucesso comercial de Cretu, com o single "Sadeness (Parte I)", onde eram mixados Cantos Gregorianos, batida altamente dançante e gemidos sensuais de Sandra, soando altamente peculiar aos ouvidos do público naquele tempo, outro grande sucesso foi a sexy "Mea Culpa", remixada por vários dos melhores DJs da Europa, antes que o álbum fosse lançado, Cretu foi cauteloso com a resposta que poderia obter, principalmente em relação a Igreja Católica e decidiu ocultar seu nome real, assinando como M.C. Curly. A contracapa do álbum conteve pouca informação sobre seus integrantes, promovendo o mistério sobre os criadores do álbum e conduzindo a especulação se o Enigma era uma pessoa ou um grupo.
Logo em seguida, "The Cross of Changes" (o cruzamento das Mudanças, ou cruzamento das Mudanças) foi lançado e vendeu seis milhões cópias em um ano. Com o Hit "Return to Innocence". Este foi o álbum com mais faixas utilizadas em campanhas publicitárias e filmes, sendo utilizado pela última vez no filme "Matrix", em 1999, a música "The Eyes of Truth". Cretu se deixou influenciar desta vez pelos ritmos hindus, inserindo cantos de lamento, que remetiam a paisagens e orações indianas. Sempre com a sua marca registrada. Um som de ostentação e de batidas sensuais, que elevavam a mente para causas espirituais, chamando a todos para uma meditação mais profunda sobre a vida e a nossa missão terrena.
Em 1996, "Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!" (O Rei Está Morto, Viva o Rei!) foi lançado. A idéia de Cretu era que este terceiro álbum fosse a síntese dos dois álbums precedentes, e conseqüentemente os elementos familiares incluídos de cantos gregorianos e música hindu está mais presente que nunca. Embora o álbum tenha sido projetado tão meticulosamente por Cretu, não conseguiu o mesmo nível do sucesso que os dois anteriores. Em conseqüência somente dois dos três singles planejados foram lançados: "Beyond the Invisible" e "T.N.T For The Brain", também remixadas por DJs para as pistas de dança, principalmente na Alemanha, país natal da banda e onde fazem mais sucesso.
No ano 2000, "The Screen Behind The Mirror" (A tela atrás do espelho), incluiu amostras de Carmina Burana de Carl Orff em quatro faixas do álbum. Estão de volta o "Gregorian Chants Remixed" e um som mais grave, e extremamente dançante, e ainda flautas de Shakuhachi e outras assinaturas tradicionais do padrão Enigma. Somente "Gravity of Love" e "Push the Limits" foram lançadas como single. Também marca a estréia do cantor Andru Donalds no projeto do Enigma.
Em 2001, Cretu lançou o single "Turn Around" junto com a compilação "Love Sensuality Devotion - The Greatest Hits" e "Love Sensuality Devotion - The Remixes". Uma amostra dos álbuns, está em exposição no Planetarium de Munique, afixada lá durante a cerimônia de lançamento dos álbums "LSD-Hits e LSD-Remixes".
"Voyageur" (Viajante) de 2003, foi considerado por muitos como um "makeover" total para o projeto. Praticamente todos os elementos proeminentes da assinatura de Enigma (o étnico e/ou o Gregorian chants, as flautas famosas de Shakuhachi) estavam presentes neste álbum, muito mais eletrônico e utilizando escalas diferentes, uma espécie de releitura do projeto. Soou diferente, e em conseqüência desta mudança, muitos tiveram a dificuldade de apreciar este sentido novo e as vendas foram afetadas.
Em 2005, a gerência do Enigma (Crocodile-Music) anuncia o lançamento do single mais esperado e mais atrasado da banda: "Hello and Welcome". O single seria originalmente lançado em outubro, porém foi adiado para 25 de novembro, e finalmente lançado na Alemanha em 10 de março de 2006. A canção é dedicada ao boxeador alemão, "Felix Sturm".
Já em 6 julho de 2006, o projeto Enigma finalmente lança o seu sexto disco "A Posteriori" que contém uma versão nova para "Hello and Welcome". Destaque para "Eppur Si Muove" e "Goodbye Milky Way". Este álbum é talvez o mais sombrio da banda, tomando como tema a Via Láctea, e sua destruição prevista para acontecer em alguns milhões de anos. Este álbum propõem uma reflexão sobre a criação e a destruição do cosmos, vida e morte, claro e escuro, assim como o primeiro álbum, só que desta vez, sem a temática sexual, dando mais ênfase ao dançante. Este álbum é lançado no mesmo período em que a humanidade olha para o céu, se questionando sobre o status de planeta ou asteróide, do corpo celeste chamado Plutão. "A Posteriori" é uma boa trilha sonora para essa reflexão, já que o abuso de ecos nas músicas, remete a uma jornada pelo espaço sideral.

Seguidores