quinta-feira, 17 de março de 2011

- CURRICULUM VITAE - MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO

FORMAÇÃO EDUCACIONAL (cursos, leituras, atividades culturais em geral)


1994 - Conclusão do 2o grau na Unidade de Ensino: COLÉGIO POSITIVO.
1995 - Inicio do 1o semestre no curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará.
1995 - Início da produção do livro: Áreas, janelas e quintais (autobiográfico)
1997 - Produção do livreto: HISTORIETA’S (Extensão do livro Áreas, janelas e quintais): Cástela Prisca; Umbra Shade: quase 5 minutos; Conceição; Uma história em geral: Auto-psico’s; A casa de Maria; Suindara: a filha de Anúbis - um mito egípcio, O campo de trigo e Mórbida prece.
1998 - Produção de trabalho de pesquisa: Tudo, menos ser notada! – sobre o tema: A Timidez
1998 - Realização de Pesquisa Bio/Bibliográfica em Literatura Brasileira: Cecília Meireles, Ariano Suassuna, Érico Veríssimo, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes e Moreira Campos
1999 - Participação no CONCURSO LITERÁRIO MOREIRA CAMPOS sobre o tema: Um trabalho sobre o imortal contista cearense, promovido e coordenado pela SOCIEDADE AMIGAS DO LIVRO. Obtive o 2o lugar.
2000 - Realização de Pesquisa Bio/Bibliográfica em Literatura Portuguesa: José Régio, Júlio Dinis e Fernando Pessoa.
2000 - Realização do MINICURSO: Português é diversão, promovido pela DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA I, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ através do DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
2000 - Realização do MINICURSO: Arte literária e produção textual, promovido pela DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA II, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ através do DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
2000 - Realização de Trabalho Monográfico em Pesquisa e Produção em Literatura Brasileira, do Curso de graduação em Letras: O dilema barroco na poesia de Vinícius de Moraes – a primeira fase
2000 - Conclusão do Curso de Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.
2001 - Início do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ 360 h/a.
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica em Literatura: O Escapismo.
2001 - Início da produção do livreto: Palavra’s – retalhos de fado e poesia (Extenção do livro Áreas, janelas e quintais).
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica sobre o tema Natureza: viva e morta- Os 5 elementos; Canídeos; Felinos; Bovídeos; Serpentes e Dragões: Cobras e Lagartos; Aves de Rapina; Aracnídeos; Os Ratos: voadores ou não; Os Insetos; Pássaros pretos; Eqüinos; Borboletas e Mariposas e Primatas.
2001 - Início da produção do livreto: ANTÍTESIS (Extenção do livro Áreas, janelas e quintais): Amor e Amar; Sol e Lua; Vida e Morte; Macho-Fêmea; Lou...Cura; Amuletos e Céu e Inferno.
2001 - Participação no CONCURSO ESCRITORES E ESCRITORAS DE OURO com a poesia Memórias suspensas, realizado entre os meses de maio e junho, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA-RJ, obtendo DIPLOMA e convite contratual de edição em antologia.
2001 - Participação no CONCURSO AMOR, RAZÃO DE VIVER com a obra em prosa Amor e Amar, realizado entre os meses de outubro e novembro, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA-RJ, obtendo CERTIFICADO e convite contratual de edição em antologia.
2001- Participação no CONCURSO ESPANHA EM PROSA E VERSO com a obra poética Os touros, realizado entre os meses de maio e junho, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA-RJ, obtendo DIPLOMA e convite contratual de edição em antologia.
2001 - Participação no PRÊMIO LITERÁRIO ALBERTO GALENO/TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO- CAFÉ LITERÁRIO, com a obra em prosa Caprinos, promovido e coordenado pelo jornalista Vicente Alencar, obtendo DIPLOMA de MENÇÃO HONROSA.
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica em História: Histórias Antigas em prosa e verso.
2001 - Realização de Pesquisa Bibliográfica em Geografia: Só Sertão.
2001 - Produção do Ensaio sobre os 100 anos do livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha, intitulado SECULAR MARTÍRIO para concorrer ao Prêmio Euclides da Cunha, promovido pela CASA DE CULTURA EUCLIDES DA CUNHA.
2002 - Participação na Seleção de textos - ANUÁRIO DE ESCRITORES 2002, com a obra poética Sonho metafórico, realizado durante o ano de 2001, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA-RJ, obtendo CERTIFICADO e convite contratual de edição.
2002 - Participação no CONCURSO CONTOS E POEMAS DO BRASIL - Vol. 5, com a obra poética Caprinos, realizado entre os meses de outubro e novembro, promovido e coordenado pela LITTERIS EDITORA-RJ, obtendo CERTIFICADO e convite contratual de edição em antologia.
2002 - Conclusão do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ 360 h/a.
2003 – Aprovação em Concurso para Professores do Estado, obtendo o 2º lugar.

Um comentário:

  1. GRAU DE INSTRUÇÃO (diplomas e certificados obtidos).



    CERTIFICADO - CONCURSO LITERÁRIO MOREIRA CAMPOS/SOCIEDADE AMIGAS DO LIVRO: 2O LUGAR, PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- 1999.
    CERTIFICADO - conferido em janeiro de 2002, pela participação da SELEÇÃO DE TEXTOS: ANUÁRIO DE ESCRITORES 2002 realizado durante o ano de 2001, pela LITTERIS EDITORA, com a obra SONHO METAFÓRICO.
    CERTIFICADO - conferido em janeiro de 2002, pela participação no CONCURSO AMOR, RAZÃO DE VIVER realizado entre os meses de outubro e novembro de 2001, pela LITTERIS EDITORA, com a obra AMOR E AMAR.
    CERTIFICADO - MINICURSO: ARTE LITERÁRIA E PRODUÇÃO TEXTUAL promovido pela DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA II, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ através do DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGESA, no período de SETEMBRO a NOVEMBRO de 2000 (carga horária de 75 horas) como INSTRUTORA.
    CERTIFICADO - MINICURSO: PORTUGUÊS É DIVERSÃO promovido pela DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA I, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ através do DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGESA, DE 13 DE MAIO A 10 DE JUNHO DE 2000 (carga horária de 25 horas) como INSTRUTORA.
    CERTIFICADO- conferido em janeiro de 2002, pela participação no CONCURSO CONTOS E POEMAS DO BRASIL realizado entre os meses de outubro e novembro de 2001, pela LITTERIS EDITORA, com a obra poética CAPRINOS.
    DIPLOMA - outorgado, pela participação no CONCURSO ESCRITORES E ESCRITORAS DE OURO, realizado entre os meses de maio e junho de 2001, pela LITTERIS EDITORA, com a obra MEMÓRIAS SUSPENSAS.
    DIPLOMA - outorgado, pela participação no CONCURSO ESPANHA EM PROSA E VERSO, realizado entre os meses de maio e junho de 2001, pela LITTERIS EDITORA, com a obra OS TOUROS.
    DIPLOMA DE MENÇÃO HONROSA- conferido em 11 de dezembro de 2001, pelo jornalista VICENTE ALENCAR, coordenador da TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO - CAFÉ LITERÁRIO, pela participação no PRÊMIO LITERÁRIO ALBERTO GALENO

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores