segunda-feira, 14 de março de 2011

"ÁREAS, JANELAS E QUINTAIS" DIÁRIO DE BORDO DA VIDA REAL E IDEAL - BY MARIA CELESTE


"ÁREAS" - VER VARANDA

Varanda

Alpendre.

A varanda é normalmente entendida como a parte de uma casa que estabelece uma transição gradual entre os espaços internos e os espaços externos (como o jardim). As varandas são bastante comuns na arquitetura vernacular de povos que vivem em climas tropicais ou subtropicais.

Uma variação da varanda é o alpendre, encontrado no Brasil tipicamente nas construções bandeiristas e em determinados exemplares da arquitetura rural. Em Portugal o alpendre é também muito comum, especialmente em moradias. Normalmente o alpendre é entendido como um espaço que se aproveita do beiral do telhado da residência mas não faz parte de seu interior, enquanto a varanda pode ou não apresentar cobertura (normalmente apresentando maior ligação com o exterior), caracterizando-se como um espaço semi-encoberto.

A varanda assumiu um novo significado quando do advento da arquitetura moderna, visto que alguns de seus arquitetos passaram a questionar os antigos preconceitos arquitetônicos em voga na arquitetura eclética.

Um novo uso para as varandas, por exemplo, passou a se verificar nos edifícios de apartamentos, seja como circulação, seja como espaço de estar. A tendência é a de ampliação desses espaços, com o aumento da área e a colocação de facilidades, como pia e churrasqueira.

Em Portugal, o termo varanda utiliza-se principalmente para designar as sacadas.

Ver também

"JANELAS"

Uma janela, fenestra[1] ou ventana[2] é uma abertura num elemento de vedação arquitetônica, como uma parede. Ela possibilita a ventilação e insolação dos ambientes internos.

A palavra assumiu diversos significados devido a esta acepção, em geral relacionando-a com a idéia de vazio. Por remeter ao exterior, pode ser considerada como ângulo de visão, pois permite a entrada de elementos como luz e ar, mas também possibilita a extensão do olhar como um indivíduo que participa da ação observada. É o símbolo da receptividade, da abertura para as influências vindas de fora, da entrada da luz. Representa também a sensibilidade às influências externas. A janela pode ainda ser considerada como sendo um símbolo da consciência, ou um portal para o inconsciente.

"QUINTAIS" - VER JARDIM.

Um jardim é um espaço planejado, normalmente ao ar-livre, para a exibição, cultivação e apreciação de plantas e outras formas de natureza. Pode incorporar tanto materiais naturais quanto artificiais. A forma de jardim mais comum hoje é a encontrada em residências; zoológicos, que exibem a vida selvagem em habitats naturais simulados, são chamados também de jardins zoológicos; além disso, há os jardins botânicos.

A etimologia da palavra refere-se a "algo fechado", uma vez que teria origem no radical garth, proveniente das línguas nórdicas e saxãs, que significa "cintura ou cerca"[1].

Existem diversos tipos de jardins, que se diferenciam por suas características e funções.

Jardinagem é a atividade de cultivar e manter um jardim, podendo ser realizada por um jardineiro profissional ou amador.

Índice

[editar] Elementos de um jardim

Jardim do Paço Episcopal, em Castelo Branco, Portugal.

Os elementos de um jardim consistem nos seguintes itens:

[editar] Usos do jardim

Pessoas descansando em um jardim.

Um jardim pode ter usos estéticos, funcionais e recreacionais, tais como:

  • Cooperação com a Natureza

[editar] Tipos de jardins

Jardim tropical na ilha da Madeira.

Jardins podem abrigar determinado(s) tipo(s) de planta(s):

Jardins podem possuir estilos particulares:

Jardim inglês.
Jardim zen.

Outros tipos de jardim:

Referências


3 comentários:

  1. Blogger CEL... disse...

    É PSICOLÓGICO.
    RETRATA BEM A MIM MESMA.

    7 de março de 2011 19:34
    Excluir
    Blogger CEL... disse...

    AMO CLAUSTROS
    O QUE É BELO ESTÁ POR DENTRO.

    7 de março de 2011 19:36
    Excluir

    ResponderExcluir
  2. ÁREAS: POR ONDE VI A VIDA PASSAR À DISTÂNCIA (FORA)

    JANELAS:(...)A PASSAGEM... O PORTAL... O CONTATO...

    QUINTAIS: OS MEUS JARDINS SECRETOS (DENTRO)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores